09 julho 2014

4 efeitos em gifs

| |
Oi gente. Hoje eu trago um tutorial enorme sobre gifs! São vários efeitos que eu aprendi já faz algum tempinho. O post ficou enorme, mas não se assuste, é tudo por causa da quantidade de tutoriais.

Vão precisar saber fazer gifs (#1 e #2), do photoshop e do PhotoScape (faça o download aqui)

Tentei fazer meu melhor para explicar direitinho. Se ficou confuso, me avise


Lembrem-se: Ctrl+Z desfaz qualquer besteira feita no PS, mas só desfaz um erro! 
Frames (Quadros) se referem a animação e ficam na barra embaixo. Camadas são outra coisa e ficam na coluna lateral. Não se confundam!

#1 Efeito em uma parte da imagem

1 - Faça o seu gif, aplique nitidez ou topaz, o que você quiser. Selecione a ferramenta Linha (x) e passe no meio gif. Você pode dividir o gif horizontalmente ou verticalmente, como preferir.

2 - Use a ferramenta de seleção retangular (atalho: M) e selecione uma parte do gif. Agora aperte o ajuste preto e branco ou gradient map (x). O efeito só será aplicado na parte selecionada. Se quiserem, podem aplicar textos...

3 - Para salvar, vá em Arquivo/File - Salve for Web and devices - save

#2 Dois gifs em um

1 - Crie um documento (eu vou chama-lo de documento 1, para não confundir) com o tamanho que quiserem (o meu foi 200x205 px). Agora faça dois gifs com o mesmo número de camadas, aplique PSDs. Use a ferramenta Crop Tool (x) para cortar o gif. É só colocar o tamanho preciso nos espaços (que é a metade do documento1) e depois é só selecionar a área que você quer manter e apertar enter. Faça isso com os dois gifs.

2 - No gif1, vá no botão da animação (x) e clique em 'Flatten Frames Into Layers' (Achatar Quadros em Camadas). Aparecerão, na coluna das camadas, cópias das camadas. Tudo que estiver abaixo de Frame 1/Quadro1, tem que ser apagado. Faça isso no outro gif também.

3 - Aperte no botão novamente (x) e selecione 'Copy frames'/'Copiar quadros'. Vá no documento1 (certifique-se de que todas as frames estejam selecionadas), aperte o botão novamente (x) e dessa vez aperte 'Paste frames'/'Colar quadros'. Vai aparecer uma janela com  4 opções. Marque a opção 'Paste Over Selection' (2ª opção). Faça isso com ambos os gifs. (P.S.: Aconselho colocar as frames dos gifs em grupos, pois é mais fácil mover gif)

4 - Agora, é só mover os gifs para onde você quiser. Para mover o gif, você tem que selecionar as camadas do gif (ou colocar ele dentro de um grupo), e arrastar o gif para onde quiser.

5Para salvar, vá em Arquivo/File - Salve for Web and devices - save


#3 Lighten

1 - Faça dois gifs com o mesmo tamanho (use crop tool para cortar, se for preciso) e número de camadas. O que ficará no fundo precisa ficar mais escuro. Quanto mais escuro melhor. O gif que ficará por cima precisa ser colorido. (P.S.: Chamarei de gif1 o gif que ficará por baixo e de gif2 o que ficará por cima)

2 - No gif2, aperte no botão (x) e vá em 'Flatten Frames Into Layers' (Achatar Quadros em Camadas). Tudo que ficar abaixo de Frame 1 (Quadro 1), deve ser deletado. Aperte o botão novamente e vá em 'Copy Frames' (Copiar Quadros).

3 - Vá no gif1, aperte o botão (x) e vá em 'Select All Frames' (Selecionar todos os quadros). Depois de selecionar, aperte no botão novamente e vá em 'Paste Frames' (Colar Quadros) > 'Paste Over Selection'

4 - Siga os passo no print (P.S.: Lighten equivale a Clarear)

5 - Se quiser mover o gif2, selecione as camadas e mova o gif para onde quiser.

6 - Selecione todas as camadas do gif2 (para selecionar, clique na primeira camada do gif, aperte a tecla Shift e clique na última camada do gif) e aperte Ctrl+G. Verá que todos estarão dentro de um grupo. Agora aperte este botão (x)

7 - Aperte no grupo do gif2 e depois a tecla E. Apague a parte do gif que você quiser.

8Para salvar, vá em Arquivo/File - Salve for Web and devices - save




#4 Mover fotos

1 - Faça duas imagens. Vá no PhotoScape e divida uma das imagens (a que ficará por cima) em coluna (tutorial aqui).

2 - Abra o PhotoShop, aperte Ctrl + O e abra a imagem que ficará embaixo. Agora abra a foto que você cortou no PhotoScape e junte por cima da imagem do fundo, como se ela nunca tivesse sido cortada. As camadas devem estar mais ou menos assim (x)

3 - Selecione as camadas que foram cortadas (clique na primeira, aperte Shift e depois clique na última). Mova as imagens para cima, até não ficarem visíveis.

4 - Agora vamos a parte da animação. Selecione a frame e depois duplique clicando em um botão abaixo (x). Eu dupliquei a minha três vezes. Selecione a última frame (como eu dupliquei três vezes, a minha última frame vai ser a frame 4) e a primeira camada (x). Use a seta do teclado para baixo e desça a imagem até ela se encaixar direito. (Também pode usar o mouse se quiser, mas se você não for muito confiante, use as teclas)

5 - Para animar clique nesse botão (x) e ajuste assim (x). Agora duplique a última frame.

6 - Repita todo o processo até todas as imagens terem descido.

7 - Depois selecione todas as camadas da foto que foi cortada e aperte Ctrl + G. Selecione o grupo que se formou e coloque a opacidade 0

8 - Voltando a animação, clique neste botão (x), aperte Ok... Se quiser duplicar a última camada para deixar o gif mais longo, pode duplicar.

9 - Para salvar, vá em Arquivo/File - Salve for Web and devices - save


Espero ter ajudado vocês. Eu queria fazer no Camtasia, mas ele está travando :'( então eu tive que escrever. Se ficou confuso me avise que eu vou tentar melhor.

11 comentários:

  1. Oie ^-^ Eu amo gifs, cara *w* Tô aprendendo a mexer aos poucos, então, esses tutoriais me salvam! *w*
    O efeito em uma parte da imagem é o efeito mais legal e super simples *O* Adorei ♥

    Beijos ~ || Empire Kawaii ~ Quinze Outonos

    ResponderExcluir
  2. Eu sou completamente apaixonada em gifs, sou meio lerda e ainda não aprendi a fazer direito, seus tutoriais são muito úteis pra mim *w*
    Enfim, que efeitos fodas *o*, amei todos, quando aprender a fazer gifs direitinho vou tentar usá-los, os quais mais gostei foi o #1 e o #4, ficaram muito divos, parabéns ♥

    Beijos,
    Cherry Pump

    ResponderExcluir
  3. Que lindos esses efeitos em gifs *--*. Pena que eu não tenho o Photoshop T-T hauehaueha'
    ~Bjs

    Cat In My Coffee ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu coloquei o link de download de um portable bem no comecinho do post

      Excluir
  4. Adorei o tutorial isa, não sou muito ligada em gifs, mais são bem legais até, esses efeitos são tão fofinhos <33

    cantinhodaslovelys.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei o tutorial!!!
    Posso pedir uma coisa? Estou há muito tempo tentando achar um tutorial que ensinasse a colocar aquelas imagens no topo do blog, aquelas que quando você clica é direcionado ao post, vocês já fizeram algo parecido, se não podem me indicar algum?
    Beijão e obrigada :)

    ResponderExcluir
  6. Oi, Isa! <3 Quanto tempo!!!
    ~ Vou vir visitar esse tutorial assim que puder baixar o Photoshop no computador. :D
    Adorei os efeitos, principalmente os dois primeiros. <3
    Beijos, Ana - sunn-ydays.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Primeiramente: Teu blog tá de parabéns, layout perfeito.
    Segundo: Amei esses efeitos em gifs, ajudou muito :3
    Espero uma visitinha sua no meu blog viu amr??

    http://amnesiadeverao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. é bem grande o tutorial mesmo, tipo big, mas super bem explicado, os maiores tutoriais são os melhores, me ajudará muito.

    E o primeiro gif é tipo *u*

    Voltamos do Hiatus { } Adolescente Nerd // Oficial

    ResponderExcluir

« »